COMO CUIDAR DO CABELO: FIOS HIDRATADOS E SAUDÁVEIS NA QUARENTENA

Nossos Especialistas Respondem A 25 Dúvidas Para Você Mesma Cuidar Da Sua Cabeleira

O inverno chegou e a recomendação de isolamento social ainda persiste em boa parte do país. Se você está cheia de dúvidas sobre como cuidar do cabelo sem sair de casa, venha que nosso time de especialistas ensina como tirar melhor proveito dos produtos dos sistemas de tratamento Natura Lumina.

1. No inverno, o cabelo tende a ficar mais ressecado?
O cabelo não fica mais ressecado pela troca de estação em si, mas pela mudança de hábitos na hora do banho. No inverno, o maior fator de agressão aos fios é a água muito quente, que pode torná-los opacos, ressecados e com frizz, pois remove a proteção natural deles. O aumento do uso de secadores no período também pode causar os mesmos danos à fibra capilar.

2. Por que secador, chapinha e babyliss ressecam o cabelo?
A combinação das altas temperaturas com a tensão que esses acessórios aplicam nos fios – para que eles se tornem lisos, ondulados ou cacheados – danifica o filme lipídico que os protege. Quanto maior a temperatura e o contato do fio com o calor desses acessórios, maior o dano. As chapinhas, por exemplo, por terem contato mais direto com o cabelo e temperaturas mais altas do que os secadores, danificam mais.

3. Existe algum produto que proteja o cabelo da ação desses equipamentos?
Sim. Para minimizar os danos causados por esses acessórios, o ideal é o uso de produtos que proporcionem proteção térmica, pois reduzem a transferência de calor para o cabelo. Os finalizadores de Natura Lumina com proteção térmica são ideais para esses casos. Além da proteção térmica, têm outros benefícios. O Sérum Regenerador Progressivo Cabelos Quimicamente Danificados: regenera progressivamente áreas fragilizadas, blinda os fios e sela as cutículas. Já o Spray de Pentear Antipoluição do Sistema de Lisos Naturais tem ação antipoluição, efeito Antifrizz, proteção contra os efeitos da radiação UV e ação antiumidade e antioxidante.

4. Quais são os principais sinais de ressecamento dos cabelos? Quais os produtos recomendados para tratar cabelos secos?
O cabelo seco geralmente apresenta muito frizz, uma sensação mais áspera ao toque, pouco brilho e muito volume. Os produtos utilizados dependem do nível de ressecamento. Se o cabelo estiver pouco seco, ou seja, com frizz e sem brilho, deve-se tratar os fios com os produtos do sistema de tratamento para cabelos secos de Natura Lumina: Shampoo Nutritivo, Condicionador Polinutrição e Máscara Reparadora (de uma a três vezes por semana). Se o cabelo estiver muito seco, sem brilho, com frizz e volume excessivo, substitua a máscara pela Ampola Reparação Instantânea (de uma a três vezes por semana). Para finalizar os fios e potencializar o tratamento, é indicado o uso do Creme de Pentear Selador de Cutículas e do Óleo Leve Reparador.

5. Quando meu cabelo estiver seco, posso lavá-lo todos os dias?
A quantidade de vezes que você lava o cabelo depende da sua percepção quanto às condições dos fios e do couro cabeludo. No entanto, é recomendado lavá-lo apenas quando apresentar excesso de oleosidade visível. Se seu cabelo está seco e mesmo assim você sente necessidade de lavá-lo todos os dias, use o sistema para cabelos secos de Natura Lumina em todas as lavagens, pois ele vai nutrir profundamente, reduzir o frizz e devolver o brilho aos fios.

6. Quais são os benefícios do uso máscara para o cabelo seco?
Usada de uma a três vezes por semana, a Máscara Reparadora para cabelos secos de Natura Lumina trata imediata e profundamente os fios porque tem maior concentração de ativos. Seu uso deve complementar o do condicionador, que também trata, porém de forma mais leve, atuando na cutícula (parte exterior do fio).
O uso do condicionador antes da máscara favorece as condições gerais do cabelo, pois desembaraça, alinha e trata a parte mais externa do fio, preparando-o para receber o tratamento mais profundo proporcionado pela máscara. Se você não usar o condicionador, a etapa de preparação do fio não acontece e, com isso, o potencial de ação da máscara pode diminuir.

7. Usar algum produto finalizador ajuda a manter o cabelo hidratado?
O Creme de Pentear Selador de Cutículas e o Óleo Leve Reparador, além de auxiliarem na finalização dos fios após a lavagem, potencializam os benefícios do sistema para cabelos secos, com mais reparação e brilho e menos frizz.

8. Qual é a diferença entre o dano de um cabelo ressecado e o dano de um cabelo com química?
O cabelo com química é aquele que sofreu agressões químicas, como alisamento e coloração, o que ocasiona a perda de massa proteica e lipídeos naturais que protegem os fios. O dano afeta até o córtex capilar, camada mais interna do cabelo, que fica com um aspecto mais fino e quebradiço por conta da perda de massa e das pontas duplas.

9. Como diferenciar a falta de hidratação da perda de massa capilar?
A falta de hidratação e a perda de massa são danos diferentes. A primeira é um problema na cutícula, camada mais externa do fio, e o cabelo fica áspero ao toque. A perda de massa é um problema que acontece no córtex, camada mais interna do fio que acaba se tornando porosa.  Com isso, os fios ficam fracos e quebradiços.
Se o cabelo está áspero, precisa de nutrição e reparação. Se está poroso e frágil, precisa de reconstrução e regeneração. Geralmente tratamentos químicos, como alisamento e descoloração, danificam o cabelo tanto na camada mais interna quanto na externa da fibra.

10. A ingestão de água interfere na hidratação do cabelo?
O cabelo saudável, hidratado e bem-cuidado é um cabelo macio, suave e com brilho. A água tem papel fundamental na saúde do organismo, e sua ausência por um longo tempo influencia a condição da pele e do couro cabeludo. Cabelo saudável é resultado de corpo e couro cabeludo saudáveis.

11. A alimentação interfere na saúde do cabelo?
Sim, a falta de proteínas na alimentação pode influenciar na queda e na velocidade de crescimento dos fios. O déficit calórico-proteico ou de vitaminas pode reduzir a produção de queratina, principal proteína do fio, deixando-o mais frágil e quebradiço. Além disso, desacelera o processo de crescimento natural, podendo provocar a queda prematura.

12. É preciso usar produtos para cabelo com proteção UV mesmo no inverno?
Sempre que o cabelo entra em contato com o sol podem ocorrer danos leves, mas progressivos, ou seja, quanto maior o tempo de exposição, mais severos eles se tornam – desde perda de brilho e de maciez até ressecamento, quebra dos fios e alteração da cor em alguns casos. Claro que o estado inicial dos fios contribui com o grau de dano final que esse cabelo terá. Por isso, ao se expor ao sol, é importante usar produtos que ofereçam proteção contra radiação UV, como o Sérum Regenerador Progressivo para cabelos quimicamente danificados, o Spray de Pentear Antipoluição do sistema para cabelos lisos e o Leave-In Matizador Multibenefícios do sistema para cabelos loiros ou grisalhos.

13. Os banhos mais quentes no inverno também prejudicam a coloração?
Sim. Os banhos mais longos e quentes podem apressar o desbotamento de cabelos coloridos. Durante o banho, os fios molhados ficam inchados com a água, e a ação mecânica de esfregá-los por certo tempo para lavar e enxaguar pode facilitar a remoção dos colorantes.

14. É importante usar produtos específicos para lavar e tratar cabelos coloridos?
Sim. Se você perceber que depois da química os fios estão mais finos, quebradiços e com pontas duplas, utilize o sistema de tratamento para cabelos quimicamente danificados de Lumina. Além de reconstruir os danos extremos, o uso completo da linha também prolonga o efeito da coloração.

15. Se eu faço coloração ou outro procedimento químico, devo usar produtos específicos para cabelos quimicamente danificados sempre?
Sabemos que a necessidade dos cabelos pode mudar. Após o uso contínuo de um determinado produto, os benefícios e resultados sentidos no fio são menores do que no início do tratamento, porque eles já estão recuperados do dano inicial.
Por isso, nossa recomendação é usar os produtos de Lumina de acordo com o que você precisa no momento. Se o cabelo necessita de reconstrução dos danos extremos causados pela química de alisamentos ou coloração, ou seja, os fios estão finos, quebradiços e com pontas duplas, o ideal é usar o sistema para cabelos quimicamente danificados.

16. Por causa da pandemia, muitas pessoas estão pintando o cabelo em casa. As tinturas de uso doméstico prejudicam mais os fios do que as de uso em salão?
Tratamentos químicos realizados tanto em salão quanto em casa danificam a fibra capilar e fazem com que os fios percam massa proteica e lipídeos naturais que os protegem. O dano pode afetar até as camadas mais internas do fio, o córtex capilar. Ao pintar o cabelo em casa, siga sempre as instruções de uso do fabricante.

17. Quem pinta o cabelo costuma fazer hidratação no salão na sequência para recuperar os fios. Dá para ter o mesmo resultado com o kit de tratamento intensivo de Lumina?
O Tratamento Pró-reconstrutor de Natura Lumina é indicado para o uso logo após a aplicação de química nos fios. Esse é o momento em que os cabelos mais precisam de reposição de massa e proteínas. O kit de tratamento intensivo é ideal para reconstruir esses fios que já estão danificados pela química.

18. Muita gente também está assumindo os fios brancos na quarentena. O Shampoo Matizador para cabelos loiros ou grisalhos de Lumina é indicado mesmo nessa fase inicial? Qual é o benefício de usar o produto quando há poucos fios brancos? E qual é a frequência de uso?
Cabelos grisalhos ou brancos tendem a ficar com uma aparência amarelada com o tempo, devido à incidência de raios UV e outros fatores externos que oxidam os fios, alterando a cor. Se você está começando a deixar os fios brancos agora, provavelmente a maior concentração está na raiz do cabelo.

Caso sinta que eles já estão amarelados, faça uso alternado entre o seu shampoo habitual e o Shampoo Matizador, pois os demais produtos da linha para cabelos loiros ou grisalhos não são indicados para aplicação na raiz. O Shampoo Matizador ajuda a polir a fibra capilar e tem ação antiamarelamento e antidesbotamento. A frequência de uso depende do nível de amarelamento. Para cabelos grisalhos, o indicado é de uma a três vezes por semana. Para cabelos mais brancos, o indicado é o uso apenas uma vez por semana.

19. O cabelo branco parece nascer com uma textura diferente dos demais fios. Por que isso acontece?
O cabelo branco naturalmente tem menor teor de proteínas, como efeito do envelhecimento. Por isso, os fios são porosos na camada mais interna, o córtex capilar, e a textura é áspera na cutícula, a camada externa do fio, gerando frizz. Se nesse momento sua necessidade for diminuir o frizz e aumentar o brilho, você pode optar pelo sistema para cabelos secos.

20. A ampola da linha Loiros e Grisalhos serve para a hidratação que o cabelo branco precisa ou sua ação principal é combater o amarelamento? Pode ser usada por quem está começando a ter fios brancos?
A ampola de Loiros ou Grisalhos proporciona os dois benefícios: deixa os cabelos nutridos, restaurados, sete vezes mais resistentes à quebra e também age no amarelamento dos fios. No entanto, não é indicada para quem está começando a ter fios brancos, pois o sistema de Loiros ou Grisalhos tem pigmentos violeta e, nessa fase inicial, a ampola não deve ser aplicada na raiz do cabelo. O ideal é fazer o uso alternado do Shampoo Matizador com seu shampoo habitual, mas sem utilizar a ampola.

21. Cabelo branco precisa de mais proteção solar do que o cabelo com cor?
Sim. Os cabelos brancos nascem sem o pigmento natural que dá cor aos fios, a melanina, que os protege da ação do sol. Uma das consequências disso é o amarelamento, devido à incidência de raios UV e outros fatores externos que oxidam os fios brancos, por isso é preciso mais cuidado com a exposição ao sol.
Caso os brancos ou grisalhos já estejam presentes em toda a extensão do cabelo e com aparência amarelada, use o Leave-In Matizador Multibenefícios uma vez por semana. Se o cabelo ainda não estiver com aparência amarelada, você pode usar os finalizadores de Natura Lumina que possuem proteção contra a radiação UV.

22. O estresse pode fazer o cabelo cair?
O estresse por longos períodos pode acarretar efeitos no organismo, como um desequilíbrio hormonal. Essa alteração pode influenciar negativamente no ciclo de crescimento natural dos fios, provocando queda temporária. No entanto, há várias razões para a queda de cabelo, além do estresse. Por isso, é importante sempre consultar um médico.

23. Tenho preguiça de lavar o cabelo com a mesma frequência que lavava antes, afinal, passo mais tempo em casa. Isso pode prejudicá-lo?
A quantidade de vezes que você lava o cabelo depende da sua percepção quanto às condições do fio e do couro cabeludo. É recomendado lavar quando os fios apresentarem excesso de oleosidade visível. Caso contrário, a lavagem diária não é necessária.

24. Durante a quarentena, estou me exercitando em casa. Transpiro e os fios ficam úmidos, mas nem sempre lavo. O suor danifica os fios?
Se você sentir que o cabelo apresenta oleosidade excessiva é recomendada a lavagem, porém o suor em si não provoca danos ao fio. Se, por passar mais tempo em casa, você optar por deixar de lado o secador e quiser secá-los naturalmente, pode optar pelo Spray de Pentear Antipoluição, com ação antipoluição, antiumidade, antioxidante e antifrizz. Ele também auxilia no pentear depois da lavagem, trata e finaliza os cabelos secos ao natural.

25. Escovar o cabelo tem sido um ritual de autocuidado que pratico todas as noites.
É verdade que escovar os fios ativa a circulação do couro cabeludo e deixa o cabelo mais saudável?
Massagear o couro cabeludo levemente pode estimular a microcirculação. Entretanto, lavar e pentear o cabelo com muita frequência e intensidade causa danos suaves e pode favorecer a abertura das cutículas e a exposição da fibra capilar. O indicado para deixar o cabelo mais saudável é identificar a necessidade do fio e procurar um sistema de tratamento que se adeque a ele.

Fontes: Gabriela Delia, gerente sênior da marca Natura Lumina e da categoria cabelos na Natura; Juliana Domingues, gerente de inovação de fórmulas da categoria cabelos na Natura; Carla Scavanez, gerente científica da categoria cabelos na Natura; e Silas Arandas Monteiro, especialista em avaliação de produtos na Natura.

Os produtos acima estão disponíveis no site www.natura.com.br/consultoria/cristianepsilva


CUPOM DE DESCONTO: JULHO



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Linha Ekos Patauá